Preparação Física para Concursos Públicos

É preciso se preparar antecipadamente para não se frustrar”

Atualmente inúmeros cargos públicos exigem uma preparação completa do candidato que sonha em alcançar uma das vagas tão concorridas, além da preparação teórica e intelectual na prova de conhecimentos, os candidatos precisam estar muito bem preparados fisicamente. Caso isso não aconteça ele será reprovado e INAPTO para desempenhar o cargo.

Não são raros os casos de indivíduos aprovados na prova de conhecimentos que posteriormente reprovam no teste físico, a frustração é inevitável. Esses normalmente deixam para se preparar na véspera da prova física, alguns quando o edital é lançado, outros só depois do resultado da prova objetiva. Pergunto: Vale a pena estudar dois, três ou quatro anos, investindo uma boa grana e tempo em cursinhos e apostilas para depois ser reprovado dessa forma?

Por que não se preparar antes para não ser pego de surpresa?

Os números não mentem e refletem a realidade: cerca de até 40% dos candidatos que concorrem a uma das vagas dos cargos públicos que exigem aptidão física para desempenhar a função são reprovados. O teste com maior índice de reprovação é o da barra seguido pela corrida de 12 minutos.

Que a atividade física nos deixa mais felizes, previne contra o risco de aparecimento de doenças, nos deixa mais saudável e disposto para exercer as atividades do dia-a-dia como trabalhar e estudar todos já estão cansados de ler e ouvir.

Costuma-se separar os ”concurseiros” de plantão em dois distintos grupos: os inteligentes e os muito inteligentes. O primeiro grupo é aquele composto por pessoas que não se preparam globalmente para a vaga que disputam, estão muito bem preparados na prova de conhecimentos, mas deixam sempre para a preparação física para a última hora. Parece que estão jogando na loteria. O segundo grupo é aquele composto pelos candidatos completos e que realmente merecem a tão sonhada vaga, conseguem ainda manter um certo equilíbrio entre as aulas nos cursinhos e apostilas, vida social, e ainda arranjam tempo para a preparação física.

E então, a que grupo você pertence ou quer fazer parte?

A LifeRun e o treinador Bruno Boppré preparam candidatos para os mais variados cargos que exigem aprovação no teste de aptidão física: polícia federal, polícia rodoviária federal, polícia civil e militar, bombeiros, oficiais, forças armadas, marinha entre outros.